Túnel Farchant

Projecto:
Túnel Farchant

Descrição:
Para reduzir o tráfego na localidade Farchant depois da saída da auto-estrada A95 perto de Eschenlohe no sentido Garmisch-Partenkirchen, a construção de um túnel de desvio foi iniciada em 1997. Este túnel com um comprimento de 2380 m foi o núcleo do projecto e contribuirá para o descongestionamento do trânsito, principalmente em horas de ponta (cerca de 2900 veículos por hora em horas de ponta).
Para este projecto e para a ligação dos diversos segmentos de construção, foram utilizadas grandes quantidades de acopladores de armaduras DEHA-WD 90. Dada a complexidade do arranjo das armaduras, particularmente ao nível das zonas de ligação do túnel de ligação com o túnel principal, o sistema WD90-RL foi escolhido. Esta solução permitiu a ligação dos varões de armaduras com um uma manga de ligação com abertura direita/esquerda (procedimento por tensor). A ligação WD90-RL mostrou ser uma solução muito eficaz.(Tunnelfirst).

Dono-de-obra:
Ministério dos Transportes Alemão

Planificação do túnel:
Gabinete de Engenheiros PSP, Munique

Direcção das obras:
Direcção das Auto-estradas Baviera Sul
Direcção das obras Maisach

Execução da obra:
Bilfinger + Berger e Hochtief Munique (Túnel Farchant Sul)
Grupo de empresas Zublin
Schulz, Nagelschneider (Farchant Norte)